Apresentação
A maior meta do PICCE é estruturar um grande projeto de educação científica, que esteja em harmonia com as concepções de ciência cidadã. Assim, os estudantes e os professores da rede pública atuam como parceiros.
Na prática, isso quer dizer que o projeto se constrói na participação ativa, tanto na coleta de dados científicos, quanto na promoção de ações relacionadas à interpretação dos resultados e na busca de soluções para os problemas encontrados.
Para isso, o PICCE apresenta um conjunto de 16 protocolos, que norteiam as práticas necessárias para a investigação de cada tema estudado.
Os protocolos inserem estudantes e cidadãos na constituição de dados científicos, que serão disponibilizados em uma plataforma de ciência aberta.
Em julho, foram selecionados 19 professores da rede estadual de ensino para atuação junto ao projeto, com a responsabilidade de testar, validar e contribuir no aprimoramento dos protocolos.
Em 2023, eles serão inseridos em um aplicativo móvel e disponibilizados para professores do estado do Paraná utilizarem em suas aulas.
Coordenação
Emerson Joucoski é coordenador do Eixo I, atuando em práticas de investigação por meio de protocolos comuns compartilhados em rede. Docente do Setor Litoral da UFPR, leciona nas áreas de Exatas, Tecnológicas e Humanas para graduações, pós-graduações e especializações. Na UFPR, orienta estudantes no Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (MPROCIAMB); no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS); e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM). Também coordena inúmeros projetos de divulgação científica e popularização da ciência.
Marco Antonio Ferreira Randi é coordenador do Eixo I. Docente da Universidade Federal do Paraná, é biólogo há muito tempo, especialista em Biologia Celular e amante da Educação. Trabalha com pesquisas em toxicologia celular e em métodos ativos para o aprendizado, principalmente de biologia celular. Recentemente, envolveu-se com divulgação científica e está gostando muito desta nova área de atuação.
William José Borges é coordenador do Eixo I e também coordenador institucional do Instituto Federal do Paraná no PICCE. Doutor em Administração, atualmente é professor e pesquisador do IFPR. As pesquisas desenvolvidas estão ligadas à inovação, tecnologia, prospecções e ciência.