PICCE

Sobre o PICCE

Missão
A missão do PICCE é promover a construção da Ciência Cidadã nas escolas da rede de ensino do estado do Paraná por meio de um processo formativo, pautado em metodologias de ensino e aprendizagem sempre aliadas à inovação e ao pensamento crítico. Para isso, conta com o desenvolvimento de uma estratégia educacional cujo alicerce é a aliança entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os pressupostos da Ciência Cidadã e a integração entre instituições de ensino de nível federal e estadual com a Secretaria Estadual de Ensino.

Visão
A partir de suas ações, o PICCE busca transformar o ensino de Ciências nas escolas paranaenses, ao ressignificar conceitos e práticas, bem como ao exercitar novas formas de apropriação da comunidade a partir do conhecimento científico. A longo prazo, o objetivo é que o Programa expanda suas atividades para todo o país, criando uma rede nacional de Ciência Cidadã.

Valores
O PICCE considera estudantes e professores como co-produtores de conhecimentos científicos, e para contribuir com a inovação cidadã, estimula o aprendizado conjunto, por meio de infraestrutura compartilhada. Para tanto, está baseado em três pilares:

Ciência Aberta
É a prática de fazer ciência de modo colaborativo. Ou seja, os dados das pesquisas e outros processos estão disponíveis livremente, podem ser reutilizados, distribuídos e reproduzidos por outros pesquisadores e pela sociedade em geral. A Ciência Aberta permite aumentar o conhecimento público da ciência e também contribui para que os pesquisadores ampliem sua produção e possam buscar mais investimentos em ciência e tecnologia.

Pensando no livre acesso à informação, também busca ampliar a divulgação científica, possibilitando a visibilidade e o reconhecimento dos investigadores e das instituições, a promoção da responsabilidade social científica, a apropriação social do conhecimento, a transparência do processo científico e a democratização do acesso ao conhecimento científico.

Ciência Cidadã
A Ciência Cidadã integra o movimento de Ciência Aberta. Seu aspecto central é a pluralidade de atores sociais, que vivenciam diferentes dinâmicas de experimentação da ciência e contribuem para um aprendizado coletivo, contextualizado para cada realidade e com foco na inovação. Sua proposta fundamental é que os estudantes sejam cidadãos cientistas, participando em várias etapas do processo científico, desde o desenvolvimento de uma questão científica, passando pela escolha da abordagem utilizada, a coleta e análise dos dados, até chegar na comunicação dos resultados.

Ciência Cidadã na Escola
Os princípios da Ciência Cidadã podem e devem ser aplicados diretamente à educação básica. Os professores da rede de ensino municipal e estadual são responsáveis por mostrar aos estudantes que a ciência está além do que é aprendido em sala de aula e anda ao lado da cidadania. Desta forma, as crianças e os adolescentes entendem desde cedo que a experimentação científica pode ser usada para entender o contexto onde estão inseridas e, a partir das suas descobertas, propor formas de mudar a sua realidade.