PICCE

Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola

Guias de Campo

Os Guias de Campo são publicações de apoio dos protocolos do PICCE. Seu objetivo é fornecer subsídios para as atividades realizadas em campo por professores e estudantes da rede estadual de ensino. Confira a seguir os Guias de Campo disponíveis.

Guia de Campo Cobertura do Solo

Neste protocolo, buscamos responder qual a cobertura do solo nas diferentes regiões brasileiras e como a paisagem se modifica ao longo dos anos? Para responder a essa questão, os dados serão coletados em duas etapas: 1) características gerais da cobertura do solo e 2) identificação dos tipos de cobertura do solo.

Os dados deste protocolo auxiliarão na análise de menor escala, agregando no estudo sobre a cobertura do solo e dos sistemas terrestres, contribuindo na confecção de mapas mais detalhados e contribuirão com a construção de um banco de dados sobre a cobertura do solo nas diferentes regiões brasileiras e como a paisagem se modifica ao longo dos anos.

Guia de Campo Caracterização do Solo

Este protocolo busca incentivar professores da Educação Básica a desenvolver atividades inovadoras em sala de aula, com a implementação de ações no âmbito PICCE.

Caracterizando qualitativamente a qualidade do solo no ambiente escolar, incentiva o interesse dos estudantes pela ciência e pesquisa, ao mesmo tempo em que estes colaboram na coleta de dados para a investigação da qualidade do solo em parceria com pesquisadores.

O desenvolvimento deste protocolo também contou com a contribuição da experiência do Programa de Extensão Universitária Solo na Escola da UFPR, que atua na Educação em Solos desde 2002.

Guia de Campo Solos e Desastres Naturais

O protocolo de solos e desastres naturais é um recurso que contribui para disseminação do conhecimento sobre desastres naturais em centros urbanos. O protocolo é aplicado em região escolhida pelo professor ou alunos cujo objetivo é identificar as áreas suscetíveis aos desastres ambientais. Este baseia-se num guia de preenchimento que está dividido em três conteúdos principais. O primeiro consiste na instalação de um pluviómetro para determinar a pluviosidade local. O segundo consiste na caracterização de uma região que apresenta indícios de desastres naturais, observando deslizamento, inundação e/ou alagamentos e erosão. A última etapa consiste na caracterização de uma amostra de solo de uma feição erosiva. Este protocolo aumenta a percepção das pessoas em relação a estas ocorrências, conscientizando-as para conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, auxiliando-as na solução de problemas socioambientais e melhorando a qualidade de vida.

Guia de Campo Lixo na Praia e Lixo nos Rios

Esse Protocolo tem como objetivo estruturar um indicador da presença e das quantidades de lixo nas praias e nos rios do litoral do Paraná, tendo como parâmetro a presença de resíduos sólidos (microplásticos e macrolixos). O protocolo é dividido em três partes, sendo a primeira, o protocolo referente ao microplástico na praia, a segunda parte referente ao macro lixo nas praias, e a terceira descreve a metodologia de coleta de lixo em rios. Após a realização da coleta, o coletor deverá preencher as tabelas correspondentes ao tipo da coleta realizada, com o intuito de quantificar e classificar os resíduos encontrados. Através da realização desse estudo, os voluntários poderão realizar ações como: identificar os pontos de acúmulo de resíduos próximos ou dentro de corpos d’água, registrar impactos nos animais, identificar redes de pesca abandonadas, caracterizar e quantificar materiais coletados em limpeza de praias, contribuindo assim, para que o ambiente aquático, possa estar sempre em bom estado de conservação.

Guia de Campo Diversidade da Megafauna Marinha no Litoral do Paraná

O protocolo de amostragem em campo referente ao Monitoramento da megafauna no ambiente costeiro (MEGACOST) traz informações que permitem conhecer as espécies e a diversidade da megafauna que ocorre na zona costeira do litoral do Paraná. Afinal, quais são as principais espécies que ocorrem nesta zona costeira? Quais são os ambientes em que as espécies podem ser avistadas? Existe diferenças no número de indivíduos e quais são as espécies que ocorrem em diferentes épocas do ano? Há ocorrência de espécies ameaçadas de extinção?

Guia de Campo Araucária Hunters

O protocolo Araucária-Hunters visa mapear as Araucárias e analisar como a coleta de dados desse mapeamento, feito por cientistas cidadão, pode ser interpretada em relação ao estágio de conservação das araucárias, no Estado do Paraná.

Ele é conduzido pela coleta de dados visuais e métricos que serão úteis para a análise de sua distribuição no Estado. Essa coleta conta com 6 passos: identificar a idade, aproximada, da árvore que está sendo observada; o sexo, se apresenta estróbilo (órgão reprodutivo da espécie) feminino ou masculino; como é o ambiente envolta da araucária; sua circunferência; altura e o registro de fotos da araucária.

A espécie foi escolhida por pertencer a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN – International Unior for Conservation of Nature – e por também ser um dos símbolos do Estado do Paraná. Seu mapeamento é importante, para aprimorar maneiras e manejos de plantio buscando o desenvolvimento da espécie.

Guia de Campo Plantas Medicinais, Aromáticas e Alimentícias Não-convencionais

O conhecimento sobre o universo das plantas é chave para a sustentabilidade e o progresso dos seres humanos e do ecossistema. As plantas podem servir de alimento, serem fontes de substâncias terapêuticas para promoção da cura e a prevenção de doenças, além disso, podem ser um recurso de trabalho digno, com retorno econômico e são essenciais para manutenção da vida, desta forma, as plantas representam recurso natural de importância ecológica, nutricional, medicinal e econômica. Assim o conhecimento sobre as plantas deve ser incentivado.

O protocolo “Plantas medicinais, aromáticas e plantas alimentícias não convencionais” oportuniza que os cientistas cidadãos possam observar a flora do seu entorno, construir conhecimento sobre as plantas, e coletar dados sobre a distribuição de espécies vegetais.

Guia de Campo Observando e Identificando Insetos

O protocolo “Observando e Identificando Insetos” tem como objetivo fornecer uma ferramenta de auxílio ao trabalho de professores em atividades práticas, bem como para a utilização direta por estudantes ou qualquer outra pessoa que tenha interesse pelo tema.

Seguindo as informações disponibilizadas, o utilizador poderá, rapidamente e de maneira científica, identificar qual a ordem taxonômica do inseto visualizado. Também permitirá fazer associações com o problema de pesquisa, sobre quais e onde as diferentes ordens de insetos podem ser encontradas e
quais possuem maior interação com o ser humano.

Guia de Campo Polinizadores

O protocolo Polinizadores tem como objetivo contribuir para o conhecimento acerca dos polinizadores e visitantes florais no Paraná, bem como observar a ocorrência de grupos específicos de polinizadores ou síndromes de polinização. No entanto, a relação deste protocolo com a ciência cidadã está além da coleta de dados. Existe também uma relevância social e pedagógica na disseminação do conhecimento sobre a diversidade de polinizadores. Como relevância social,
podemos pensar na relação do processo de polinização com a produção agrícola e a alimentação humana.

Esperamos que a aplicação deste protocolo possa contribuir para uma melhor compreensão a respeito da importância da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos em nossas vidas.

Guia de Campo Mapeamento do Habitat do Aedes aegypti

O guia de campo Monitoramento do habitat de Aedes apoia a utilização do protocolo “Mosquito Habitat Mapper” do Programa GLOBE, cujo objetivo é a identificação de focos de proliferação de mosquitos transmissores de arboviroses, como a dengue. O protocolo é acessado utilizando o aplicativo GLOBE Observer, que permite a coleta de dados georreferenciados sobre criadouros de mosquitos, além da coleta e da identificação de larvas.

Ao utilizar este guia, você participará da coleta de dados científicos e poderá utilizar os resultados na interpretação de problemas reais. Além disso, as atividades propostas incentivam a prática de eliminar possíveis criadouros de mosquitos dentro e ao redor de residências e nos bairros, reduzindo sua ocorrência e, consequentemente, a incidência de arboviroses.

Guia de Campo Monitoramento da Qualidade da Água

O protocolo Monitoramento da Qualidade da Água objetiva apresentar um conjunto de informações que orientam atividades pedagógicas no monitoramento da qualidade ambiental de águas continentais, por meio de subsídios para análise de aspectos físicos, químicos e biológicos. Com base nos resultados pode-se produzir inferências sobre a qualidade
ambiental numa proposta de ciência cidadã no Paraná, em busca da sustentabilidade.

Como relevância social, entendemos que os ambientes de águas continentais são fundamentais para a sobrevivência de toda a biodiversidade na Terra. Desejamos que a aplicação deste protocolo contribua para a compreensão e reconhecimento dos ecossistemas aquáticos continentais como elementos relevantes da paisagem e para a manutenção da vida.

Guia de Campo Parâmetros Físico-Químicos como Indicadores de Poluição

A degradação dos recursos hídricos é um dos maiores problemas ambientais da atualidade. Por esta razão, o protocolo “Parâmetros Físico-Químicos como Indicadores de Poluição” propõem, com base em princípios da ciência cidadã diagnosticar a qualidade dos recursos hídricos, bem como
detectar alterações ambientais que possam impactar a saúde humana.
Esse guia apresenta de forma introdutória os assuntos abordados no protocolo, a fim de preparar o aplicador e estudantes para as atividades práticas.

Guia de Campo Eficiência Energética nas Escolas

Este protocolo propõe a análise do consumo de energia elétrica nas escolas de Educação Básica, auxiliando no ensino de Física, promovendo a interação entre estudantes em atividade de campo, buscando alternativas para o uso consciente e eficiente de energia. Complementa este guia, um material de apoio ao professor, com orientações para a identificação e a coleta de dados sobre potência, tempo de uso e consumo de energia nas escolas.

O protocolo adequa-se às habilidades da Base Comum Curricular (BNCC) e aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) sobre energia limpa e acessível e o consumo e a produção responsáveis. Entendemos o professor como mediador entre o conhecimento científico e o aprendizado dos estudantes. A educação desempenha um importante papel no desenvolvimento da nação, o uso consciente de energia e um importante fator quanto ao planejamento energético com objetivo da sustentabilidade.

Guia de Campo Prevenção ao Uso de Drogas

Pesquisas apontam que a adolescência é um período do desenvolvimento humano que apresenta sérios riscos para o início do uso de substâncias psicoativas. Particularmente preocupante é o fato de que população mais jovem tende a subestimar os efeitos negativos das drogas ficando mais expostos às situações de risco e prejuízos à saúde.

Muitas vezes o uso de drogas é estimulado pela associação errônea a sentimentos como aprovação social, felicidade, sucesso e a particular impulsividade a experiências novas. Assim, o protocolo de marketing e o consumo de drogas: implicações psicossociais tem por objetivo detectar as mídias sociais mais populares entre os jovens arrolados e identificar os
tipos de produtos aos quais estes estão expostos. Os resultados obtidos podem nortear políticas públicas no sentido da redução de risco por meio da informação das reais consequências do uso de drogas.

Guia de Campo A Disponibilidade de Alimentos nas Cantinas de Escolas

Este protocolo tem o objetivo de mapear a disponibilidade dos alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados nas cantinas e refeitórios de escolas de Educação Básica. Isso porque esse acesso e disponibilidade podem estar relacionados à formação dos seus hábitos alimentares e influenciar sua saúde, prevenindo ou predispondo a condições como a obesidade.

Além de os estudantes realizarem esta coleta de dados nas escolas, é disponibilizado ao professor um conjunto de tecnologias educativas, como: ebook, slides, vídeos e um jogo educativo (supertrunfo dos alimentos) que poderão ser utilizados na problematização dos temas em sala de aula. Espera-se que estudantes e professores possam discutir sobre a relação do ambiente escolar com a formação crítica para o entendimento do conceito de hábitos saudáveis.

Guia de Campo Segurança no Trânsito

O presente projeto faz parte da estratégia de ciência cidadã, que consiste na parceria entre cidadãos e cientistas no desenvolvimento e coleta de dados para pesquisas. O projeto tem como principal objetivo descobrir como está o entorno das escolas quanto à segurança no trânsito. Esse é um passo fundamental para tornar esse ambiente de trânsito seguro para crianças e adolescentes. Participando deste projeto você estará colaborando para que o Brasil consiga atingir dois dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) promulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) (Nações Unidas, 2015). Esses objetivos são o de diminuir as mortes no trânsito (ODS 3: Saúde e Bem-estar) e tornar as cidades mais inclusivas (ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis).