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Professores da Rede Estadual de Educação podem se inscrever no II Curso de Ciência Cidadã na Escola
Está disponível o edital de seleção para o II Curso de Ciência Cidadã na Escola. Professores da Rede Estadual de Ensino poderão participar da capacitação continuada no ensino da ciência. As aulas serão ministradas em formato online pela Plataforma da Universidade Virtual do Paraná, com apoio da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR).
Equipe de comunicação do PICCE em ações de popularização da ciência
O Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) irá atuar ainda mais em parceria com as escolas, na capilarização de ações em Clubes de Ciência. Essa e outras notícias que envolvem as ações do PICCE foram divulgadas ao longo de 2023 pela equipe do Eixo 3 composta por bolsistas da área de Comunicação.
Metodologia científica ao alcance de todos é tema de seminário online
A professora Celicina Borges de Azevedo, uma das pesquisadoras colaboradoras do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE), fará um seminário gratuito, na modalidade à distância, com o tema “Metodologia científica ao alcance de todos”. O evento será na próxima segunda-feira (13/11), às 15h, com transmissão ao vivo pelo canal do PICCE no Youtube.
Alunos descobrem benefícios das plantas medicinais e colaboram com o SUS
Alunos das escolas estaduais do Paraná estão conhecendo os aromas, as diferentes espécies e descobrindo os benefícios que as plantas medicinais podem oferecer à saúde. Com o apoio de pesquisadores de Universidades Federais e de professores integrantes do PICCE, as crianças e jovens participam das atividades práticas na qual aprendem sobre as plantas, como foram utilizadas pelos indígenas e como podem integrar o cardápio e a medicina.
Cientistas e cidadãos colaboram com o mapeamento de Araucárias no Paraná
A Araucária é uma espécie nativa brasileira que por muitos anos foi alvo de exploração, estando atualmente na lista vermelha de árvores ameaçadas de extinção pela International Union For Conservation of Nature (IUCN). Para colaborar com a preservação da Araucária, símbolo do estado do Paraná, pesquisadores do PICCE promovem atividades em conjunto com professores e alunos da rede estadual de ensino com a proposta de descobrir qual a distribuição e o estado de conservação destas plantas nas cidades paranaenses.
Conhecimento sobre biodiversidade local, valorização das espécies e ambientes do litoral é tema de protocolo de ciência cidadã no Paraná
Conhecer e identificar as espécies que integram a megafauna marinha e costeira, os ambientes e ecossistemas do litoral, e a distribuição e uso de áreas por espécies em diferentes níveis de risco de extinção são objetivos do protocolo Diversidade da megafauna marinha no litoral do Paraná, desenvolvido pelo PICCE.
Os animais que integram essa megafauna são as aves marinhas e costeiras, as tartarugas marinhas, outros répteis costeiros e os mamíferos aquáticos e costeiros. Seu estudo teórico-prático oportuniza que alunos e professores das cidades litorâneas contribuam para o levantamento sistematizado dessas informações em campo, avaliando a qualidade e prioridade de conservação dos ambientes.
PICCE apresenta 23 trabalhos na 14ª SIEPE
Pesquisadores do PICCE participarão da 14ª edição da SIEPE – Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná. Este evento anual é promovido para divulgar as atividades e programas acadêmicos coordenados pela instituição de ensino.
Ao todo, serão 23 trabalhos relacionados aos 16 protocolos do PICCE, que englobam temas como alimentação escolar, qualidade do solo e da água, diversidade marinha, eficiência energética, polinizadores e transmissores de doenças, trânsito, lixo, poluição, entre outros.
PICCE no fomento da Ciência Cidadã
O PICCE contempla 16 protocolos que têm como meta estruturar e envolver o conceito mais amplo da ciência cidadã, que possibilita à comunidade local atuar em conjunto com pesquisadores de forma ativa.
Os estudantes e professores da rede pública estadual agem como parceiros e gerenciam pesquisas de observação-participante, tanto na coleta de dados científicos, quanto na promoção de ações relacionadas à interpretação dos resultados e na busca de soluções para as dificuldades encontradas.
Alunos do litoral trabalham com pesquisadores do Chile para identificar e quantificar o lixo em praias e rios
O Laboratório de Conservação e Manejo, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Paranaguá, vai reunir alunos da rede pública de ensino para a coleta e análise de lixo nas praias e rios do litoral do Estado, como mais uma atividade do PICCE.
O mapeamento será realizado em parceria com pesquisadores da Universidad Católica del Norte/ Chile, com o foco de detectar a presença de lixo nestas localidades, motivo que está preocupando os cientistas.
Práticas de Ciência Cidadã será tema de seminário gratuito e online
A professora Russanne Doroty Low, uma das pesquisadoras colaboradoras do PICCE, fará um seminário gratuito, com o tema “Práticas em Ciência Cidadã”, na modalidade à distância. O evento será realizado no dia 16 de outubro (segunda-feira), às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do PICCE.
O seminário, aberto a comunidade, é destinado às pessoas interessadas em potencializar a ciência cidadã no espaço escolar e em ações de empoderamento de estudantes e pesquisadores sobre o tema.
Alunos vão mapear áreas de risco de desastres ambientais no Estado
Alunos das escolas participantes do PICCE irão realizar uma investigação compartilhada com a criação de uma base de dados e um mapa apontando áreas de risco de deslizamentos de terra, inundações, alagamentos e erosão no estado do Paraná.
O protocolo Solos e Desastres Naturais procura desenvolver a consciência crítica sobre as questões ambientais da realidade local. Com a identificação do risco e a coleta de dados é possível atuar na redução dos impactos sociais e econômicos dos desastres a partir da elaboração de mapas e pesquisas sobre o tema.
Impactos de ações humanas nos solos é tema de estudo em escolas paranaenses
O protocolo de caracterização da qualidade do solo, que faz parte do PICCE, é uma iniciativa que combina ciência do solo e ciência cidadã, para propiciar que os estudantes e professores da Educação Básica ajudem a coletar informações relevantes para a compreensão dos impactos antrópicos (efeito do homem) sobre os solos, bem como promover a informação e sensibilização sobre a importância deste componente ambiental.
PICCE terá novos desdobramentos em Clubes de Ciência
O PICCE irá atuar ainda mais em parceria com as escolas, na capilarização de ações em Clubes de Ciência. A proposta foi apresentada na tarde de segunda-feira (18/09), no anfiteatro do Museu Oscar Niemeyer (MON), para um público de professores e pesquisadores de educação.
O projeto lançado pelos representantes do NAPI Paraná Faz Ciência, Débora Santana (UEM) e Rodrigo Reis (UFPR), tem como propósito consolidar o Estado como referência nacional na área de popularização da ciência no Brasil. O PICCE será um dos programas desse projeto que engloba 16 áreas de conhecimento.
Presidente da Ciência Viva estará em Curitiba para mesa redonda
A presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, estará em Curitiba na tarde da próxima segunda-feira (18/09), a partir das 14h30, no anfiteatro do Museu Oscar Niemeyer, para participar de uma mesa redonda sobre “Experiências e Divulgação Científica no Brasil e em Portugal”, ao lado da Diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, e dos representantes do NAPI Paraná Faz Ciência, Débora Santana (UEM) e Rodrigo Reis (UFPR).
Estudantes contribuem com a NASA no georreferenciamento de cobertura do solo paranaense
O Protocolo Land Cover integra um amplo programa da Agência Espacial que monitora os sinais vitais do planeta como alternativa para o enfrentamento de mudanças climáticas e disponibilidade de recursos naturais. Para colaborar com esse estudo mundial, estudantes e professores da educação básica do Estado do Paraná testaram e aprimoraram o Protocolo Cobertura do Solo, adaptado pelos pesquisadores que integram o PICCE. É a partir dele que irão realizar registros fotográficos do solo no entorno das escolas e fazer o monitoramento deste espaço.
PICCE inicia curso de formação em Ciência Cidadã
Teve início o curso Ciência Cidadã na escola: formação de professores para a Educação em Ciências. Ao todo, são 494 professores inscritos, sendo 87% deles da Rede Estadual de Ensino do Paraná. As demais inscrições foram de professores da rede municipal do Paraná, profissionais de instituições privadas, aposentados, estudantes e da rede Federal de Ensino.
PICCE apresenta resultados em Workshop da Fundação Araucária
O PICCE apresentou, no dia 9 de agosto, os resultados deste primeiro ano de atividades no Workshop NAPI Educação para Ciência e Divulgação Científica, promovido pela Fundação Araucária. Leia a matéria completa produzida instituição.
Inscrições abertas para Curso de Ciência Cidadã!
Você é professor ou professora da rede pública de ensino e tem interesse em aplicar a Ciência Cidadã em sua rotina escolar? Então é hora de se inscrever, pois o PICCE está selecionando 500 professores para o curso “Ciência Cidadã na escola: formação de professores para a Educação em Ciências”! Saiba tudo sobre os requisitos, datas, como se inscrever e demais informações agora, lendo este post!
Conheça iniciativas de Ciência Cidadã!
O PICCE atua, desde 2022, para compartilhar com a sociedade os pilares de uma ciência aberta, democrática, plural, diversa e cidadã! Mas não estamos sozinhos nessa jornada. Conheça algumas iniciativas que já atuam para tornar o conhecimento científico cada vez mais acessível para todos e todas.
Siga o PICCE nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
O Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola já está nas redes sociais Instagram e Facebook. Para acompanhar tudo o que está acontecendo no PICCE, você só precisa procurar por “piccepr” em qualquer um dos dois aplicativos. E para saber o que já está rolando em nossas redes, confira a nossa matéria!
Conheça o Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola
A formação científica e tecnológica é fundamental para toda nação que almeja crescimento econômico aliado ao desenvolvimento sustentável, bem como uma sociedade com elevados índices educacional e cultural. Neste sentido, o Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) nasceu com o objetivo de implementar um processo formativo pautado em metodologias de ensino e de aprendizagem das Ciências, articuladas com os conhecimentos contemporâneos e a inovação. Saiba mais sobre o PICCE neste post!