PICCE

Professores da Rede Estadual de Educação podem se inscrever no II Curso de Ciência Cidadã na Escola

Por Josiany Fiedler Vieira

PICCE oferta 500 vagas para professores com aulas pela Universidade Virtual do Paraná. Inscrições abrem no dia 15 de março.

Professores do Paraná podem se inscrever no curso de capacitação continuada no ensino da ciência do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) de forma gratuita e online. As aulas serão ministradas em formato online pela Plataforma da Universidade Virtual do Paraná, com apoio da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR).

O curso terá duração de 60h/aula com abordagem de temáticas que envolvem o letramento midiático, projetos de investigação e feira de ciências. O objetivo do Programa é fomentar a participação colaborativa em que professores e estudantes participem do processo científico na busca de soluções para os problemas da realidade onde estão inseridos.

Os certificados serão disponibilizados pela UFPR Aberta, sendo oito horas do curso síncrona e 52 horas EAD. As aulas iniciam em 22 de abril e se encerram em 30 de junho. O edital está disponível no endereço picce.ufpr.br/editais/ e as inscrições podem ser feitas online de 15 a 31 de março pelo link do formulário de inscrição https://forms.gle/CKfTjCzPQuvKwmoR8

Esta é a segunda edição do curso, que já capacitou docentes das secretarias municipais e estadual de educação. Em 2023, o PICCE recebeu também inscrições de professores dos estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. Foram 30 inscritos dessas regiões que integram o montante de 494 profissionais da educação que aceitaram o desafio de ampliar o interesse dos jovens pelas ciências e pelas carreiras científicas. 

O PICCE

O Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) promove a construção científica por meio de um processo formativo, pautado em metodologias de ensino e aprendizagem sempre aliadas à inovação e ao pensamento crítico, tornando os estudantes e professores como co-produtores de conhecimentos científicos em um aprendizado conjunto e compartilhado.

O Programa tem o apoio financeiro do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Paraná Faz Ciência da Fundação Araucária – Agência de Ciência Tecnologia e Inovação do estado do Paraná; e faz parte das estratégias de educação para a ciência e divulgação científica que tem como meta estruturar e implementar uma Rede Paranaense de Pesquisadores e Instituições com atuação nessas áreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *