Protocolos
A maior meta do PICCE é estruturar um grande projeto de educação científica, que esteja em harmonia com as concepções de ciência cidadã. Assim, os estudantes e os professores da rede pública atuam como parceiros.
Na prática, isso quer dizer que o projeto se constrói na participação ativa, tanto na coleta de dados científicos, quanto na promoção de ações relacionadas à interpretação dos resultados e na busca de soluções para os problemas encontrados.
Para isso, o PICCE apresenta um conjunto de 16 protocolos, que norteiam as práticas necessárias para a investigação de cada tema estudado.
Os protocolos inserem estudantes e cidadãos na constituição de dados científicos, que serão disponibilizados em uma plataforma de ciência aberta.
Em julho, foram selecionados 19 professores da rede estadual de ensino para atuação junto ao projeto, com a responsabilidade de testar, validar e contribuir no aprimoramento dos protocolos.
Em 2023, eles serão inseridos em um aplicativo móvel e disponibilizados para professores do estado do Paraná utilizarem em suas aulas.