Conheça o Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola

Por Karin Cristina da Silva
A formação científica e tecnológica é fundamental para toda nação que almeja crescimento econômico aliado ao desenvolvimento sustentável, bem como uma sociedade com elevados índices educacional e cultural. Neste sentido, o Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) nasceu com o objetivo de implementar um processo formativo pautado em metodologias de ensino e de aprendizagem das Ciências, articuladas com os conhecimentos contemporâneos e a inovação.
A partir do desenvolvimento de uma estratégia educacional para todo o Estado do Paraná, pautada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos pressupostos da Ciência Cidadã, o PICCE articula a interação entre Universidades Federais, Instituto Federal e a rede de escolas da Secretaria Estadual de Educação.
A BNCC propõe competências gerais que norteiam a atuação do PICCE, enfatizando a necessidade das escolas estimularem o pensamento científico, crítico e criativo, e orientando que o desenvolvimento do raciocínio seja feito por intermédio de estratégias diversificadas.
Já os princípios da Ciência Cidadã, que pode ser aplicada a diversas situações e disciplinas, contribuem para pensar estas estratégias, com o intuito de qualificar o desempenho dos estudantes brasileiros em diversas áreas do conhecimento e no desenvolvimento das habilidades e competências a serem demonstradas na etapa final da Educação Básica.
O PICCE considera tanto estudantes, quanto professores como co-produtores de conhecimentos científicos. Assim, ressignifica conceitos e práticas, exercitando outras formas de apropriação dos seus territórios. Também contribui com a inovação cidadã, estimulando a metodologia de ensino “mão na massa”, incitando o aprendizado conjunto por meio de infraestrutura compartilhada e com uso de software livre.
Nesta rede auto-organizada com gestão participativa, o PICCE fomenta a pesquisa científica por meio da interação entre especialistas e não especialistas. Desta forma, seu principal objetivo é estruturar um grande projeto de Educação Científica, cujo eixo é a Ciência Cidadã, no qual estudantes e professores são participantes da coleta de dados científicos e utilizam os resultados na interpretação e na busca de soluções para os problemas da realidade onde estão inseridos.