Alunos descobrem benefícios das plantas medicinais e colaboram com o SUS
Por Josiany Fiedler Vieira e equipe do Protocolo Plantas Mecidinais, Aromáticas e Alimentícias Não-Convencionais
Alunos das escolas estaduais do Paraná estão conhecendo os aromas, as diferentes espécies e descobrindo os benefícios que as plantas medicinais podem oferecer à saúde. Com o apoio de pesquisadores de Universidades Federais e de professores integrantes do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE), as crianças e jovens participam das atividades práticas na qual aprendem sobre as plantas, como foram utilizadas pelos indígenas e como podem integrar o cardápio e a medicina.
O intuito é descobrir as espécies de plantas medicinais presentes nas cidades paranaenses, de acordo com cada região do Estado, e também colaborar com o Sistema Único de Saúde (SUS) na identificação de espécies presentes na lista RENISUS – a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS que atualmente possui mais de 71 espécies vegetais que podem gerar produtos úteis para a saúde.
O Brasil é o país que detém a maior biodiversidade de flora e fauna e esse vasto material possibilita a promoção do aprendizado sobre biodiversidade e plantas medicinais no Ensino Básico; instiga novas atitudes práticas dos alunos, em relação ao cuidado com o meio ambiente e a conservação de espécies nativas; auxiliar na identificação de plantas medicinais, aromáticas e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) encontradas no Paraná.
Entre as atividades escolares está a elaboração de formulário de perguntas sobre as características das plantas medicinais, o levantamento de material para compor o guia de campo de forma a orientar o processo de investigação feita por alunos cientistas cidadãos com imagem fotográfica de cada uma delas. Os resultados estarão disponíveis em uma plataforma de ciência aberta e podem colaborar com inúmeras pesquisas e na produção de novos medicamentos de origem vegetal.