Estudantes contribuem com a NASA no georreferenciamento de cobertura do solo paranaense para o enfrentamento de mudanças climáticas
Por Josiany Fiedler Vieira e equipe do Protocolo Cobertura do Solo
O solo é muito importante para o planeta. Quando a cobertura da Terra sofre transformações, a saúde, a economia, o meio ambiente e o bem-estar social podem ser afetados em grandes proporções. O tema é tão importante que o Programa Global Learning and Observation to Benefit the Environment (GLOBE Program), patrocinado pela NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), desenvolveu um protocolo de monitoramento destas mudanças.
O Protocolo Land Cover integra um amplo programa da Agência Espacial que monitora os sinais vitais do planeta como alternativa para o enfrentamento de mudanças climáticas e disponibilidade de recursos naturais. Para colaborar com esse estudo mundial, estudantes e professores da educação básica do Estado do Paraná testaram e aprimoraram o Protocolo Cobertura do Solo, adaptado pelos pesquisadores que integram o Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE). É a partir dele que irão realizar registros fotográficos do solo no entorno das escolas e fazer o monitoramento deste espaço.
No monitoramento, realizado na cidade em que vivem, eles terão que identificar qual a cobertura do solo naquela região; se o local está situado em área urbana ou rural; se há presença de calçamento; qual a vegetação e o clima; e também a incidência de chuva, entre outras informações.
Também terão que enviar fotografias dos pontos cardeais do local, auxiliando na caracterização do espaço para que os cientistas estadunidenses integrem essas informações com as coletadas por satélites espaciais. Esse mapeamento é necessário pois alguns dos detalhes percebidos no nível do solo não são detectados por um sistema de sensoriamento remoto e, por isso, as medições do protocolo Cobertura do Solo permitem que estudantes se tornem os “olhos no solo” da NASA.
O Land Cover foi traduzido e adaptado ao contexto socioambiental do Brasil, possibilitando maior participação da população brasileira no envio de informações sobre a realidade ambiental local. Os dados científicos coletados no Paraná serão disponibilizados em uma plataforma de ciência aberta e podem ser utilizados também para um mapeamento do solo paranaense e estudos de como a paisagem se modifica ao longo dos anos. Utilizando atividades práticas, o projeto se constrói na participação ativa do estudante, na coleta e na interpretação de dados científicos.