PICCE

PICCE no fomento da Ciência Cidadã

Por Josiany Fiedler Vieira

O Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) contempla 16 protocolos que têm como meta estruturar e envolver o conceito mais amplo da ciência cidadã, que possibilita à comunidade local atuar em conjunto com pesquisadores de forma ativa.

Os estudantes e professores da rede pública estadual agem como parceiros e gerenciam pesquisas de observação-participante, tanto na coleta de dados científicos, quanto na promoção de ações relacionadas à interpretação dos resultados e na busca de soluções para as dificuldades encontradas. Entre as questões estão temas como desastres naturais, obesidade infantil, eficiência energética, importância dos polinizadores, entre outros.

Os temas são tão relevantes que instituições como o Programa Global Learning and Observation to Benefit the Environment (GLOBE Program), patrocinado pela NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), atua em conjunto com a equipe do PICCE em um protocolo sobre o solo.

A parceria nessas pesquisas engloba, diretamente, pesquisadores de sete instituições paranaenses de ensino superior de nível Federal e Estadual em ações de intervenção e práticas de investigação por meio de protocolos comuns compartilhados em rede e na divulgação, acompanhamento e disseminação dos resultados e dos processos desencadeados pelo Programa. Com a destinação dos dados abertos, essas pesquisas podem ser consultadas de qualquer local do planeta, reforçando os objetivos da ciência cidadã, que é ser acessível a todas as pessoas.

O PICCE tem o apoio financeiro da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Estado do Paraná, por meio da Fundação Araucária, e permite a construção de um Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) na área de Educação para a Ciência, com a meta de estruturar uma Rede Paranaense de Pesquisadores e Instituições com atuação na área de Divulgação e Popularização da Ciência. 

Todas as informações e novidades estão disponíveis no site www.picce.ufpr.br, no Instagram e no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.