Sobre o PICCE

O Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) nasceu da ideia de reunir professoras, professores e estudantes em práticas de investigação que ligam a ciência ao dia a dia. Reconhecendo que a curiosidade dos estudantes pode ser um poderoso motor de engajamento, o PICCE propõe que essa curiosidade saia dos livros e se transforme em investigações sobre o mundo real.
A sala de aula se estende para a praça, para o bairro e para o mundo, e nesse novo espaço os estudantes se tornam protagonistas da busca por conhecimentos sobre a sua própria realidade. O PICCE se fundamenta em três pilares principais: Ciência Aberta, Ciência Cidadã na Escola e Formação Continuada de Docentes.
O programa se inspira em importantes iniciativas internacionais de Ciência Cidadã na escola, como o Programa GLOBE (coordenado pela NASA) e o Programa OPAL (coordenado pelo Imperial College de Londres). Assim, o PICCE considera estudantes, professoras e professores como coprodutores de conhecimentos científicos, incentivando a metodologia de ensino do tipo “mão na massa” e a aprendizagem conjunta por meio de protocolos científicos e o uso de software livre em uma rede auto-organizada com gestão participativa.
- A definição dos principais pilares do programa.
- O processo de sua criação e implementação no estado do Paraná.
- As propostas de Formação Continuada de Docentes desenvolvidas.
- As potencialidades do programa para a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), a Divulgação Científica (DC), a formação de uma cultura científica e a participação social na ciência paranaense.
Para alcançar seus objetivos, o PICCE desenvolveu e validou protocolos de Ciência Cidadã em parceria com escolas públicas paranaenses. Esses protocolos contêm informações essenciais para sua execução, como fundamentação teórica, metodologia detalhada, instruções para amostragem, formulário de coleta de dados e orientações para discussão dos resultados.
Além disso, o PICCE oferece uma robusta proposta de Formação Continuada de Professores. Essa formação, realizada na modalidade de Educação a Distância (EaD), visa fornecer aos docentes da Educação Básica os subsídios necessários para atuarem com seus estudantes no desenvolvimento de projetos de ciência cidadã. O programa de formação é estruturado em torno de conceitos como alfabetização científica e tecnológica, letramento científico, divulgação científica, práticas investigativas e aprendizagem significativa, buscando transformar professoras e professores em agentes de transformação no cenário escolar.
Em suma, o PICCE se configura como uma iniciativa estratégica no Paraná para a construção de uma cultura científica e de participação social na ciência. Ao promover a interação entre instituições de ensino superior, cientistas, professoras e professores da educação básica e estudantes, o programa cria condições para que a Ciência Cidadã se torne um instrumento de empoderamento e inclusão, contribuindo para a democratização do conhecimento e estimulando o reconhecimento da ciência como um recurso fundamental para a compreensão e solução de problemas locais e globais.