PICCE

Protocolo Solos e Desastres Naturais

O protocolo “Solos e desastres naturais” é um recurso que contribui para a disseminação do conhecimento sobre desastres geotécnicos. Aplicado em região escolhida pelo professor ou alunos, tem por objetivo identificar as áreas suscetíveis aos desastres ambientais.

Ele baseia-se num guia de preenchimento que está dividido em três conteúdos principais. O primeiro consiste na instalação de um pluviômetro para determinar a pluviosidade local. O segundo prevê a caracterização de uma região que apresenta indícios de desastres naturais, como deslizamento, inundação e/ou alagamentos e erosão. A última etapa consiste na caracterização de uma amostra de solo de uma feição erosiva.

Este protocolo aumenta a percepção das pessoas em relação a estas ocorrências, conscientizando-as para conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, auxiliando-as na solução de problemas socioambientais e, assim, melhorando a qualidade de vida.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.