PICCE

PICCE inicia curso de formação em Ciência Cidadã

banner 08_Curso Ciencia Cidada

Por Josiany Fiedler Vieira

Foram 494 professores inscritos, sendo 87% deles da Rede Estadual de Ensino do Paraná

O Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) recebeu cerca de 500 inscrições de professores interessados em participar do curso Ciência Cidadã na escola: formação de professores para a Educação em Ciências. 

Docentes dos Núcleos Regionais de Educação da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR) foram responsáveis pelo preenchimento de 87% das vagas. As demais inscrições, foram de professores da rede municipal de Curitiba e de outros municípios do Paraná que solicitaram 19 credenciamentos; e profissionais de instituições privadas, aposentados, estudantes e da rede Federal de Ensino com 15 inscritos. 

O Programa de Ciência Cidadã atraiu também a atenção de professores dos estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. Foram 30 inscritos dessas regiões que integram o montante de 494 profissionais da educação que terão o desafio de ampliar o interesse dos jovens pelas ciências e pelas carreiras científicas. 

O curso inicia esta semana e terá duração de dez semanas de aprendizado sobre ciência cidadã, em aulas online. As atividades serão realizadas de 4 de setembro a 19 de novembro, na plataforma Universidade Virtual do Paraná, com o apoio da SEED/PR. 

O PICCE

O PICCE selecionou e distribuiu os professores participantes em cargos de coordenações técnicas e em ações efetivas a serem realizadas em sala de aula juntamente com os alunos. Essa atividade integra o eixo II do programa interinstitucional que visa a formação e o ensino por projetos de investigação e iniciação à metodologia científica. 

Além deste, outros dois eixos são realizados simultaneamente por pesquisadores de sete instituições de ensino superior de nível Federal e Estadual em ações de intervenção e práticas de investigação por meio de protocolos comuns compartilhados em rede e na divulgação, acompanhamento e disseminação dos resultados e dos processos desencadeados pelo Programa. 

O Programa tem o apoio financeiro da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Estado do Paraná, por meio da Fundação Araucária, e permite a construção de um Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) na área de Educação para a Ciência, com a meta de estruturar uma Rede Paranaense de Pesquisadores e Instituições com atuação na área de Divulgação e Popularização da Ciência. 

Uma resposta

  1. O Programa apresenta um número de inscritos satisfatório para o desenvolvimento de ações individuais e coletivas, que poderão contribuir de formas propositivas em práticas educacionais, debates e pesquisas. Assim, tendo no quadro de inscritos, profissionais de várias regiões do Estado do Paraná, bem como, de outras regiões do País, que irá qualificar e elevar a compreensão e a reflexão, de como está sendo trabalhado a educação dentro do cenário estadual e nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *